quarta-feira, 30 de junho de 2010

Resenha Crítica do filme Língua - Vidas em Português


O documentário: Língua –Vidas em português, mostra as histórias da língua portuguesa, contando o dia-a-dia de algumas pessoas, conhecidas ou anônimas, mostra como a língua portuguesa é falada em várias partes do mundo.Este documentário foi dirigido por Victor Lopes, que nasceu em Moçambique, mas viveu no Brasil há 28 anos.Na década de 90 ele ficou impressionado pela quantidade de imigrantes que falavam português, então em 1999 começou a gravar o documentário. Para isso, Victor contou com um grande elenco, como: José Saramago, Martinho da Vila, José Ubaldo Ribeiro e Mia Couto.
Victor Lopes quis fazer um documentário sobre a vida de pessoas diferentes, de lugares e classes diversas, mas, como algo em comum, ambos falam em português. O documentário mostra, por exemplo, um pedreiro da índia, um adolescente que sonha em melhorias de vida em Moçambique, um sacerdote e uma religiosa , um ambulante que vende balas no ônibus e é pastor no Rio de Janeiro e outros personagens ilustres.
Vale a pena assistir o documentário, pois aborda um assunto diferente, falando um pouco mais sobre a nossa língua, consegue mostrar os diferentes lugares que falam o português e as diversas culturas de vários lugares do mundo.O modo de viver, cotidiano de pessoas de classes sócias diferentes, desde um estudante pobre que engravidou uma garota e não tem condições de cuidar do filho, até um ganhador do prêmio Nobel de Literatura.
Victor Lopes conseguiu abordar muito bem o tema desejado: Línguas-Vida em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário