terça-feira, 6 de julho de 2010

Horizonte Azul

Meu bairro está localizado na zona-sul de São Paulo, e é dividido de São Paulo com Itapecerica da cerra.Na maioria do meu bairro o asfalto é quebrado e todas as pessoas reclamam.A prefeita manda direto alguns funcionários para conserta o asfalto, e os trabalho que eles fazem é uma merda (ruim) em duas semanas o asfalto já começa a estourar.No bairro tem muita maconha, rapariga e traficante e isso é bom ou quase. Mas também tem uma bela represa onde passamos alguns fim de semana.

Jeferson Fernandes Santos

Resenha Critica do documentário – Língua-Vidas em Português.

Resenha Critica do documentário – Língua-Vidas em Português.
 
O documento do filme trata-se de historias portuguesas ou melhor da língua portuguesa e de sua permanência entreculturas variadas do planeta.Em cada ema das pessoas a língua portuguesa juntou deuses. Melodias,Climas e ritmoA língua foi reinventada centenas de vezes e alimentadas por sucessivas de colonizados imigrantes e descendentes.Esse documento foi filmado nos países como Portugal,Moçambique (África), Índia, Brasil,frança e Japão.O Criador(diretor) desse filme foi Victor Lopes,o elenco cantava com Renato Pereira ,Suely Weller,Paulo Trancoso eRodrigo Leitier na produção.Paulo Violeta como fotografo editor Pedro Bonzil Piu Gome.Esse filme foi lançado em 2003,e produzido ou seja tempo para ser feito foi de 4 anos e seu tempo de duração é de 105 minutos.Na nossa opinião as cenas mais interessantes foi com o Jovem negro em Moçambique e com as historias do Martinho da vila.O filme me ajudou a raciocinar que a língua portuguesa existe em Varias culturas e é pronunciada de diferentes,maneiras.o Filme consegue transmitir essas idéias pela quantidade de falantes da língua nos países ipo.Em Portugal e Moçambique tem 100 milhões de países que falam português ,no Brasil têm 670 milhões na Índia tem 2000 mil,no Japão têm 300 mil.30% de Moçambique e alegado por causa das minas que eles faziam para lutar.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Caroline Christine n°09 e Leticia Triches Ramos Godinho n°21

Resenha critica de documento-Língua-vidas em Portugues


O filme lingua-vidas em portugues é um documentario escrito por José Samargo e dirigido por Victor Lopes.O flme fala sobre os paises que falam a lingua portuguesa entre eles estão:Moçambique,Portugal,
Brasil,Angola,etc.O diretor quis mostrar ao pulblico neste filme que,a lingua portuguesa não é apenas "uma" língua ,pois há vários jeitos da pronuncia e da escrita do portugues.O diretor quis mostrar a grande diversidade da língua portuguesa,entre paises,pessoas,sotaques e etc.
Mergulhando na vida dos entrevistados,ele mostra um pouco do dia-a-dia de cada um deles.
Um dos personagens principais foi Márcio,que vendia bolos dentro do onibus no Rio de Janeiro,e era também um pastor.Neste documentario há uma participação especial do Martinho da vila que canta uma música.Havia também um rapaz de Moçambique que seria pai em breve e disse uma frase muito emocionante: "plantei uma arvore sem ter como rega-la".
Na nossa opinião,vale muito a pena assistir o filme Lingua-vidas em portugues,pois além de mostrar outros povos e culturas,é um modo de enchergar um ponto em comum que temos com algumas pessoas do mundo á fora,que é a lingua portuguesa, e mostra que a lingua portuguesa há varias maneiras da linguagem.
Osasco helena maria


Meu bairro se localiza em Osasco,próximo ao centro. Moro no bairro Helena Maria. A distância da minha casa até a escola é de, mais ou menos, uma hora e quarenta minutos.

O município cresceu tanto em população quanto comercialmente, até então era sub distrito da cidade de São Paulo. Em 1952 surgiram as primeiras manifestações pela emancipação. O movimento emancipacionista sofreu muitas contraposições e empecilhos, mas finalmente após um plebiscito conturbado, em 19 de fevereiro de 1962, Osasco tornou-se um município.

No ano seguinte, o banco brasileiro de descontos (atualmente Bradesco) rediada na Cidade de Deus, bairro de Osasco próximo a divisa de são Paulo, organizou e colocou em operação a companhia telefônica Suburbana Paulista – COTESPA. A nova companhia inicialmente proveu o ano município de três mil terminais telefônicos, que operavam com o prefixo 48.

A COTESPA foi incorporada á TELESP em 1974.

O grande problema do bairro é a falta de transporte.


Thamires vicente n°35 e Bruno campos n°8 1°f

O documentário Língua Vidas em Português dirigido por Victor Lopes, trata-se de um documentario que mostra as diferentes formas do portugues falado em diferentes lugares do mundo, África, Ásia, América e Europa.
O documentário tenta passar o quanto a Língua Portuguesa pode ser diferente.O documentário tem duração de 105 minutos, foi produzido por Brasil e Portugal. A primeira ideia do filme surgiu no final da década de 90 e foi lançado em 2003.Victor Lopes o diretor do filme nasceu em Moçambique ainda pequeno foi para Portugal, mas mora no Brasil à 28 anos.
O documentário mostra a realidade do dia-a-dia de pessoas comuns como de um menino nascido em Moçambique que mora num cortiço junto com outras varias familias e fala da sua dificil e vida e seus sonhos.Mostra também a vida de um vendedor ambulante, que prega sobre Deus no seu tempo livre.Há também participações de personagens ilustres como Martinho da Vila e José Saramago escritor e vencedor do prêmio Nobel. Esse documentário mostra que a Língua Portuguesa pode se falada por todos.
O documentário abordou muito bem o tema proposto, conseguiu explicar o que ele queria passar, mostra que o Português em alguns lugares é influenciado pela religião, modo de viver, cultura, a língua portuguesa não mudou se adaptou,e que pessoas de todos os tipos de classe social podem falar o mesmo português mudando apenas o sotaque.

Por: Larissa e Nathália Nºs 20, 26
Quando acordei

Na rua anjos das rosas reparei que havia alegria e rumores, vozes de senhoras alegres com cantigas e risos.Pude perceber que as senhoras risonhas estava alegre porque havia uma grande festa na rua de baixo.

Por: Nathália nº26

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Perigo da Noite

Ontem a noite saí com meus amigos. Ao longo do caminho observei que estava numa rua escura e longa. Meus amigos e eu ficamos com um pouco de medo, essa rua é chamada João Batista Batello situada em Pirituba. As vezes temos impressões ruins, sobre aonde estmos. Temos medo de ser roubados, que algo de ruim nos aconteça.
Mais adiante dois motoqueiros vinham em nossa direeção, ficamos com medo.
Os dois motoqueiros pararam e roubaram eu e meus dois amigos.
Será que realmente todas as impressoes ruins que temos sobre o mundo é fato real?

Resenha Critica

Língua - Vidas em Português

O filme é dirigido por Victor Lopez tem a duração de 105 minutos e apresenta a diversidade da língua portuguesa através de várias histórias de personagens de varios lugares do mundo.
Mostrando o cotidiano de pessoa famosas e anônimas , e culturas de quatro continentes.
O elenco é composto por José Saramago, Martinho da Vila, João Ubaldo Ribeiro e Mia Couto. O roteiro é de Ulisses Nadruz e Victor Lopez. O filme foi lançado em 2003, e os país que ajudaram financeirmente foram Brasil e Portugual.
Um dos personagens que mais chamou atenção foi o pastor e ambulante brasileiro que ganhava a vida vendendo bala nos ônibus do Rio de Janeiro.
Língua - Vidas em Português mostra detalhadamente, como a língua portuguesa foi reiventada ao longo dos tempos, em cada cultur que juntou deuses, melodias, climas e ritmos e tornou o portugues uma lingua rica.